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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimentoOutubro Rosa.
Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, às 18h40 desta terça-feira (1º), o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional serão iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.
Assistência
Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no País. Atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer em todo País. Com o investimento do governo federal, mais de 3,6 milhões de sessões de radioterapia e quimioterapia foram feitas pelo SUS, com investimento de R$ 491,8 milhões. As cirurgias oncológicas também representam a preocupação com o combate à doença. No ano passado, foram investidos R$ 16,8 milhões.
Para agilizar o acompanhamento dos serviços oncológicos, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponível gratuitamente para as secretarias de saúde, permite o monitoramento do atendimento oncológico na rede pública por meio da inserção e processamento de dados, gerido pelo Ministério da Saúde. O sistema funciona em plataforma web e já tem a adesão dos 27 estados brasileiros, dos quais 17 já começaram a inserir os dados no sistema. O prazo para substituição dos demais sistemas pelo Siscan termina em janeiro de 2014. A cobertura das informações também se estenderá a todos os tipos de câncer. Até o momento, o  o sistema já recebeu mais de 104,3 mil requisições de exames, sendo 39,6 mil referentes a mamografias.

Como surgiu o Outubro Rosas?


Movimento popular internacional de prevenção ao câncer de mama, que traz um laço de cor rosa como símbolo, o "Outubro Rosa" foi lançado há 23 anos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York, nos EUA. Desde então, a campanha vem estimulando a participação da população, de empresas e entidades em ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Além dos laços rosa que enfeitam cidades de todo o mundo, no mês de outubro, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, recebem iluminação em rosa, no sentido de sensibilizar cada vez mais a população. Corridas, desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, estão entre as ações do Outubro Rosa.

No Brasil, o primeiro ato da campanha ocorreu no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, tendo o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.

No dia 11 maio de 2008, a Fortaleza da Barra, monumento histórico-militar situado na cidade de Santos, em São Paulo, recebeu iluminação de cor rosa, colocada pelo Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, para comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, celebrado todo terceiro domingo de maio em São Paulo, e também o Dia das Mães. O objetivo da ação era alertar as mulheres da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado duas vezes ao ano pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em outubro do mesmo ano, entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Salvador (BA), Teresina (PI), Poços de Caldas (MG). No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor recebeu a iluminação rosada.

A cada ano, o Outubro Rosa envolve, cada vez mais, a população mundial em torno da prevenção da doença, principal causa de mortes de mulheres por tumor no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

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